My MBA House

Insead :

Nesta última quarta feira, dia 18 de Novembro, estive junto com a Vivi na escola de negócios da França localizada em Fontainebleau. Queria passar a vcs minhas impressões defendendo uma tese : INSEAD é a melhor escola para alunos brasileiros. Ok, vou listar as razões e depois, brevemente, explicar uma a uma :

1) Curso de um ano
2) Ninguém fala inglês muito bem
3) Francês adora brasileiro
4) Altíssima porcentagem de estrangeiros
5) Foco em consultoria
6) Clima informal
7) Brand
8) Maiores chances de intercâmbio (social, profissional e acadêmico)

Breves explicações :

1) Um curso de um ano para brasileiros é muito bom, pois vc começa a pagar sua dívida mais cedo e além disso fica menos tempo fora do mercado. Como geralmente os brasileiros que fazem curso no exterior voltam para trabalhar no Brasil é sempre melhor voltar o mais rápido possível.
2) Nenhum brasileiro que não tenha feito intercâmbio de pelo menos um ano num País sério da língua inglesa fala bem inglês como se espera em Wharton e Harvard, em INSEAD ninguém fala muito bem inglês pela alta quantidade de estrangeiros.
3) O modelo de ensino brasileiro foi tirado do modelo francês e além disso a França sempre teve estreitas relações diplomáticas e afinidade cultural com o Brasil.
4) Muitos estrangeiros no curso o que torna vc um igual e não um latino americano. Vc é mais um cidadão do mundo.
5) Na minha opinião o MBA foi criado por um único propósito - consultoria - depois vieram os bancos, bancos de investimentos, private equity, empreendedorismo e todas as outras baboseiras do mundo corporativo. Insead prepara vc para consultoria pronto e acabou. Ou seja, ela tem foco desde a inauguração que, diga-se de passagem, não foi há muito tempo atrás.
6) Todos os alunos de Insead não me parecem nem um pouco estressados como vi em todas as outras escolas americanas, inclusive Kellogg. Isso é mais condizente com a cabeça do brasileiro. A não ser que vc tenha estudado em colégio alemão como eu.
7) A marca insead pro mundo corporativo brasileiro é tão forte qto Harvard e Stanford.
8) Diversidade cultural, empresas de todos os tipos e países prospectando e possibilidade muito requisitada de intercâmbio entre insead Cingapura, Insead Abu Dhabi e Wharton fazem dela a maior escola em oportunidades de emprego , amizade e até casamento multiculturalmente falando.

Ok, espero que vcs tenham gostado. Mais do que isso, façam a nossa viagem pra Europa para verem com próprios olhos. Se tiverem perguntas sobre o tema, façam-nas pelo blog.

Tags: INSEAD

Exibições: 271

Respostas a este tópico

Marcelo,

Achei muito interessante os comentários, até porque neste exato momento estava fazendo uma pesquisa melhor sobre o programa de MBA do Insead, e fiquei impressionado pelos mesmo motivos, diversidade cultural, possibilidades de intercambio Europa - Asia e EUA.
Quando vai acontecer essa viagem pra Europa e com que frequencia acontece? Quero mais informações...
Gostaria que vc entrasse em contato com a Prof. Pina Di Nuovo no pina@gmat.com.br para maiores informações sobre as futuras viagens.
Obrigado por ter respondido e sinta-se a vontade para fazer perguntas e comentários.
Hoje eu vi que estava passando no Globonews um programa sobre o MBA da INSEAD. Estou colocando o link abaixo. Parecia apresentar varias muitas informações, entrevistas, sobre a INSEAD e seu programa. Sinceramente, não consegui assistir pois a TV estava sem som, mas vou assisitir assim que chegar em casa.

link:

http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1610807-17665,00-CON...
Excelente matéria. Obrigado por dividir. Se quiser discutir sobre ela fique a vontade.
Um comentário :

Já tivemos 13 alunos que foram pra Insead e nenhum deles gastou mais que 70 mil euros. Nenhum deles pagou do bolso e nenhum deles peecisou de fiador francês inclusive os que foram durante a crise. O rapaz que falou aquilo provavelmente não procurou o financial center da faculdade para medir suas alternativas e provavelmente pagou do bolso porque tinha e para não sair com dívida. O que houve depois da crise foi um aumento de 2 a 3 por cento no juro anual do financiamento.
Excelente reportagem... muito interessante, muito completa, gostei da parte realista dos estudantes brasileiros ao comentar sobre os programas de financiamento lá fora.
Parabéns pela Contribuição Guilherme.

RSS

© 2012   Criado por Marcelo Ambrozio Ramos.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço